Pular para o conteúdo principal

Separação de resíduos sólidos

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. Aqui no Centro Ocupacional temos lixeiras com separação de lixo seletivo!





Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto.

Como separar o lixo?
Não misture recicláveis com orgânicos (sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes).
Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados - reciclável.

Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. 

O que não vai para o lixo reciclável?

Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

CURIOSIDADES:

  • A reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas.
  • Cerca de 100 mil pessoas no Brasil vivem exclusivamente de coletar latas de alumínio e recebem em média três salários mínimos mensais, segundo a Associação Brasileira do Alumínio.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.
  • O lacre da latinha não vale mais e não deve ser vendido separadamente. As empresas reciclam a lata com ou sem o lacre. Isso porque o anel é pequeno e pode se perder durante o transporte.
  • Para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia.
  • Cada 100 toneladas de plástico economizam uma tonelada de petróleo.
  • O vidro pode ser infinitamente reciclado.
Fonte: http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo



SE CADA UM FIZER SUA PARTE TEMOS UM MUNDO MELHOR!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gratidão aos antepassados e aos pais - atividade na Tramontina

Hoje, na Tramontina, lemos a história Árvore Genealógica do Junji Miyaura. Nesta história aprendemos a importância de agradecer e reverenciar nossos antepassados e pais. Começando pelos nossos pais. Sabemos que uma fruta vem bela quando as raízes são cuidadas. Da mesma forma nossa vida, se temos gratidão aos que vieram antes da gente, também nossa vida melhora. ORAÇÃO DA GRATIDÃO Eu não nasci com minhas forças. Nasci porque Deus alojou um  de Sua Vida dentro da vida de meus pais. Se eu tivesse nascido por força própria, poderia até me vangloriar, mas foi tudo força de Deus, de meus pais. Portanto, sempre agradeço: Deus, muito obrigado; papai, mamãe, muito obrigado.  Jenipher brilha muito ao explicar sobre os antepassados! Orgulho dos nossos alunos!

Gratidão aos pais e aos antepassados na Tramontina

ORAÇÃO DE GRATIDÃO AOS PAIS Deus é a origem da Vida de todos os seres vivos. A Vida de Deus está presente na vida de qualquer ser vivo. Porém, a Vida de Deus só pode nascer neste mundo terrestre através da vida dos pais. Se meus pais não existissem, mesmo com a dádiva de poder nascer como filho de Deus, eu não teria nascido. papai, mamãe, muito obrigado. Hoje novamente trabalhamos com o livro Árvore Genealógica. Primeiramente meditamos, visualizamos nossos sonhos e depois agradecemos aos pais e antepassados. Fizemos também oração para a paz mundial. Bruna Dorneles, Larissa Zabot, Stéfany Oliveira Onzi, Erica Stein, Jenifer da Silva dos Santos

22 de maio - Dia do abraço - O poder do abraço - abrace mais, ame mais!

O abraço é curador!