Centro
Ocupacional a passos firmes rumo a um planejamento significativo
Adriana Langanz Danelon
Sinara Bitencourt da Silveira
Relato
das atividades e experiências aplicadas no COSTV a partir da formação no Curso
de Extensão “Ressignificando o Planejamento: Estrutura e Elaboração do Projeto
Politico-Pedagógico”, com a Profª.Dra. Helen Rodrigues Cardoso.
Durante o curso, iniciamos o trabalho sobre o
processo de planejamento, na escola,
onde a elaboração, a realização interativa e a avaliação do conjunto são o
ponto de partida. E ainda visualizamos as dimensões do planejamento: realidade,
finalidade e plano de mediação, que é o que o PPP da Instituição educacional
deve contemplar.
Usamos
alguns recursos audiovisuais como: links
educativos, slides em Power Point, citações de autores como Celso Vasconcelos e
Paulo Freire, entre outros recursos.
Procuramos
reconhecer o trabalho de nossa instituição, a história do COSTV, metodologia
que podemos usar no contraturno, a questão do currículo oculto, que é a chave de
nosso trabalho. Analisamos as oficinas dos professores em nossa instituição, e
sugerimos o estudo da proposta já existente, pontuando e analisando a realidade
que temos hoje.
Realizamos
uma técnica da caixa de Legos ; onde a equipe abria a mesma e se apropriava do
PPP já existente, pontuando os aspectos relevantes e sugerindo articulações
para a construção do atual.
Aplicamos
a técnica semelhante com alguns alunos pedindo que os mesmos construíssem, com os
Legos, o que o Centro Ocupacional representa para eles, colocando nessas
construções seus sentimentos com relação a instituição.
A nossa
próxima etapa é reestruturar o cronograma e lançar as questões do Marco
Situacional, Marco Filosófico e do Marco Operativo.
Para
encerrar este relato, citamos Jean Piaget (1985) “... o possível cognitivo é
essencialmente invenção e criação”, ilustrando
com a imagem a seguir:
Atividade
com Legos - alunos do COSTV.
Comentários
Postar um comentário