Pular para o conteúdo principal

PPP- Construção da Proposta Político Pedagógica

Centro Ocupacional a passos firmes rumo a um planejamento significativo

Adriana Langanz Danelon
Sinara Bitencourt da Silveira


Relato das atividades e experiências aplicadas no COSTV a partir da formação no Curso de Extensão “Ressignificando o Planejamento: Estrutura e Elaboração do Projeto Politico-Pedagógico”, com a Profª.Dra. Helen Rodrigues Cardoso.
 Durante o curso, iniciamos o trabalho sobre o processo de planejamento,  na escola, onde a elaboração, a realização interativa e a avaliação do conjunto são o ponto de partida. E ainda visualizamos as dimensões do planejamento: realidade, finalidade e plano de mediação, que é o que o PPP da Instituição educacional deve contemplar.
Usamos alguns recursos audiovisuais como:  links educativos, slides em Power Point, citações de autores como Celso Vasconcelos e Paulo Freire, entre outros recursos.
Procuramos reconhecer o trabalho de nossa instituição, a história do COSTV, metodologia que podemos usar no contraturno, a questão do currículo oculto, que é a chave de nosso trabalho. Analisamos as oficinas dos professores em nossa instituição, e sugerimos o estudo da proposta já existente, pontuando e analisando a realidade que temos hoje.
Realizamos uma técnica da caixa de Legos ; onde a equipe abria a mesma e se apropriava do PPP já existente, pontuando os aspectos relevantes e sugerindo articulações para a construção do  atual.
Aplicamos a técnica semelhante com alguns alunos pedindo que os mesmos construíssem, com os Legos, o que o Centro Ocupacional representa para eles, colocando nessas construções seus sentimentos com relação a instituição.
A nossa próxima etapa é reestruturar o cronograma e lançar as questões do Marco Situacional, Marco Filosófico e do Marco Operativo.
Para encerrar este relato, citamos Jean Piaget (1985) “... o possível cognitivo é essencialmente invenção e criação”, ilustrando com a imagem a seguir:




Atividade com Legos - alunos do COSTV.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gratidão aos antepassados e aos pais - atividade na Tramontina

Hoje, na Tramontina, lemos a história Árvore Genealógica do Junji Miyaura. Nesta história aprendemos a importância de agradecer e reverenciar nossos antepassados e pais. Começando pelos nossos pais. Sabemos que uma fruta vem bela quando as raízes são cuidadas. Da mesma forma nossa vida, se temos gratidão aos que vieram antes da gente, também nossa vida melhora. ORAÇÃO DA GRATIDÃO Eu não nasci com minhas forças. Nasci porque Deus alojou um  de Sua Vida dentro da vida de meus pais. Se eu tivesse nascido por força própria, poderia até me vangloriar, mas foi tudo força de Deus, de meus pais. Portanto, sempre agradeço: Deus, muito obrigado; papai, mamãe, muito obrigado.  Jenipher brilha muito ao explicar sobre os antepassados! Orgulho dos nossos alunos!

Gratidão aos pais e aos antepassados na Tramontina

ORAÇÃO DE GRATIDÃO AOS PAIS Deus é a origem da Vida de todos os seres vivos. A Vida de Deus está presente na vida de qualquer ser vivo. Porém, a Vida de Deus só pode nascer neste mundo terrestre através da vida dos pais. Se meus pais não existissem, mesmo com a dádiva de poder nascer como filho de Deus, eu não teria nascido. papai, mamãe, muito obrigado. Hoje novamente trabalhamos com o livro Árvore Genealógica. Primeiramente meditamos, visualizamos nossos sonhos e depois agradecemos aos pais e antepassados. Fizemos também oração para a paz mundial. Bruna Dorneles, Larissa Zabot, Stéfany Oliveira Onzi, Erica Stein, Jenifer da Silva dos Santos

22 de maio - Dia do abraço - O poder do abraço - abrace mais, ame mais!

O abraço é curador!